quinta-feira, 21 de abril de 2011

Cultura judaica em exposição

Os costumes do povo judeu e a influência dessa cultura milenar no nordeste estão representados em uma exposição em cartaz em Fortaleza. São artigos religiosos, fotos, painéis que retratam um pouco da história, muitas vezes esquecida.

Os 28 painéis contam uma história de tragédias e conquistas. Ela começa em 1492, quando a rainha Isabel decreta a expulsão dos judeus da Espanha. Em plena inquisição, alguns se recusam a adotar o cristianismo e ganham o nome de criptojudeus, pois continuam com as tradições judaicas escondidos da Igreja Católica.

Os relatos vão desde perseguição e violência contra aqueles que eram descobertos até a contribuição dos judeus nas artes, ciências e educação. Para os organizadores da exposição, contar a história do judaísmo é uma forma de diminuir o preconceito.

A exposição também quer mostrar a influência dos judeus na colonização do nordeste. O quadro apresenta cerca de 200 sobrenomes de famílias de origem judaica e faz um convite para os cearenses que se identificarem com algum desses nomes a refletir sobre a origem da própria família.

Segundo o pesquisador Elias Kosmann, várias expressões e costumes nordestinos nasceram da cultura judaica. Tradições preservadas e transmitidas para as novas gerações de judeus.

A exposição está em cartaz no Espaço Mix do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura até o dia 23 de maio e depois segue para Salvador.

Assuntos: ,

Assista ao vídeo


Nenhum comentário:

Postar um comentário