quinta-feira, 9 de junho de 2011

JUDEUS DE TRÁS-OS-MONTES MANTÊM PERFIL GENÉTICO



Um estudo recente, coordenado por António Amorim, do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), vem demonstrar que a comunidade de descendente de judeus, em Trás-os-Montes, conseguiu manter uma identidade cultural que se correlaciona com a persistência de um perfil genético distinto.

É a primeira vez que a composição genética dos judeus portugueses do Norte é analisada e a conclusão aponta para um baixo nível de contaminação por mistura de sangue e para a preservação de genes judaicos.

Pode falar-se de uma comunidade transmontanas de proveniência judaica com dupla composição: uma autóctone e outra castelhana, robustecida pela expulsão dos judeus de Castela, em 1492, e pela fuga à Inquisição do reino vizinho. Após os decretos de expulsão/conversão forçada (por D. Manuel I, em 1496) e após três séculos de Inquisição, este estudo pretende traçar a demografia histórica das comunidades criptojudaicas e da diáspora sefardita . Ainda não está concluído, mas já foram lançados alguns resultados preliminares que se relacionam com a zona de Trás-os-Montes: está feita a caracterização da composição genética da comunidade de judeus do Distrito de Bragança.

Para a elaboração deste estudo foram analisados 57 indivíduos (das aldeias de Carção e Vilarinho dos Galegos; vila de Argoselo; Cidades de Bragança e Mogadouro) que se assumiam como possuindo ancestralidade `judaica`.

De acordo com o coordenador do estudo, António Amorim, foram detectadas em comunidades do distrito de Bragança “linhagens típicas do Próximo Oriente dez vezes mais frequentes do que no resto do país que se identificam como sendo de origem judaica”. Pode dizer-se, continua António Amorim, “que houve manutenção de uma identidade cultural que se correlaciona com a persistência de um perfil genético distinto, mas que não corresponde a um isolamento total”. Quanto à interpretação destes dados, o investigador prefere “esperar pelos resultados das linhagens femininas para (re)analisar essas questões”, sendo que, de qualquer modo, "o nível histórico e socilógico dessa análise será feito por especialistas nessas áreas”. O estudo emergiu de uma análise do cromossoma Y (masculino), passado exclusivamente de pai para filho, e denunciou uma diversidade muito elevada de linhagem, com uma incorporação de genes não-judaicos relativamente pequena e a ausência de um acentuado desvio genético. Falta agora tentar perceber como é que estas comunidades evitaram a mistura de genes, previsível durante séculos de repressão religiosa.
Este estudo tem, no entanto, uma amplitude mais vasta. Abraça o crescente interesse, em várias áreas científicas, pela reconstituição de migrações, nomeadamente das populações judaicas que constituem um paradigma de comunidades em migração constante. O projecto focou um subconjunto bem limitado desses movimentos: o das comunidades judaicas da Ibéria depois do século XVI, quando esta minoria demograficamente importante foi forçada a escolher entre a conversão e o exílio. Pretende utilizar marcadores genéticos de populações actuais para inferir a demografia histórica das comunidades que permaneceram na Ibéria e daquelas que migraram para a Europa do Norte e para o Novo Mundo.

Foi estabelecido, previamente, o perfil genético das populações portuguesas actuais e deu-se início à caracterização das comunidades criptojudaicas (estando a das linhagens masculinas do Noroeste está já concluída). O próximo passo será investigar as comunidades Sefarditas da Europa e da América bem como elucidar o impacto da migração forçada de crianças de origem judia para São Tomé e Príncipe por volta de 1500 (caso tenha existido). As questões específicas a que tencionamos responder são:

(a) aquando dos decretos de expulsão essas comunidades eram geneticamente distintas? (b) em que medida as comunidades que permaneceram em Portugal mantiveram não só a sua identidade cultural, mas também o seu fundo genético? (c) o isolamento cultural acarretou o empobrecimento da diversidade genética? (d) o perfil genético das comunidades migrantes é consistente com a sua fundação por judeus ibéricos ou revela a incorporação de outras contribuições? e (e) em qualquer caso, as comunidades Europeias e Americanas revelam o mesmo padrão genético ou é diverso, nomeadamente em termos de género, como é clássico observar em ambientes coloniais?

Para responder a estas questões vão ser utilizados marcadores genéticos capazes de distinguir as histórias das linhagens femininas e masculinas das comunidades estudadas, de traçar os perfis genéticos dos fundadores e estimar proporções de mistura. Limitando a análise a casos relativamente simples e contrastantes, poderemos delinear modelos que permitam a investigação subsequente em situações mais complexas, como as da Diáspora mediterrânica.

Será também possível a esclarecer o tipo e a quantidade de fluxo genético entre as comunidades judaicas e as suas envolventes.

Os resultados preliminares foram publicados recentemente no American Journal of Physical Anthropology (Revista Norte-americana de Antropologia Física). O projecto envolve 16 investigadores, 10 dos quais doutorados, e cinco unidades de investigação: IPATIMUP, Centro de Estudos Africanos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Centro de Estudos Sefarditas `Alberto Benveniste`, Centro de Investigação em Antropologia da Universidade de Coimbra e Society of Crypto-Judaic Studies.

Resta acrescentar que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) reprovou este projecto destinado a traçar pela genética a história dos judeus sefarditas, alegando que “Um estudo genético deste tipo abre a porta a toda a espécie de manipulação ideológica”, temendo ainda “danos morais e intelectuais” de “extensão considerável” em comunidades “rurais e frágeis”. O coordenador do Projecto afirmou que não iria aceitar nem os argumentos, nem a decisão da FCT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário